Crie seu Jogo no PowerPoint


Atualizado 07 de Julho de 2013

 Essa sessão do nosso site é para os novatos, que querem criar seu game em PowerPoint sem muitas dificuldades. Existem excelentes sites de jogos em PowerPoint, … Por isso resolvemos criar esse guia para introduzir todos os métodos para que gosta de criar jogos em PowerPoint!

Vamos dividir o texto em partes, a primeira vai explicar o básico que todo mundo deve saber antes de meter as caras. Depois iremos explicar bem superficialmente as melhores e mais famosas ferramentas de criação. Se você procura tutorial ou apostilas, visite a parte de Downloads respectiva no nosso menu!
ou então veja a Seção de Ideias e Roteiros para Jogos

1 – Introdução
Hoje em dia, mesmo sem saber qualquer linguagem de programação, uma pessoa pode criar seu próprio joguinho e se divertir muito com ele, como se fosse um jogo profissional, isso graças a ferramentas especiais que dispensam o uso dessas linguagens ou deixam seus códigos abertos, para que o usuário consiga editar os parâmetros facilmente. Isso Relacionado ao PowerPoint.

 Mas não pense que qualquer um tem capacidade para sair fazendo um jogo doido que todo mundo vai jogar e falar bem. Alias é bem difícil fazer um jogo que as pessoas vão querer realmente jogar, e não só ver como ficou, por curiosidade, ou pra descobrir como você fez alguma coisa e tal.

Por isso, antes de falar sobre as ferramentas que você pode usar, vamos falar de alguns requerimentos necessários à pessoa para que ela tenha capacidade de fazer alguma coisa legal:

 2 – Algumas dicas (tenha em mente):
O mais importante é a pessoa ser fã de Jogos em PowerPoint. Dificilmente quem não gosta de joguinho de computador vai ter paciência para fazer o seu próprio jogo, a não ser que entre nessa por lucro, e mesmo assim, como a pessoa não gosta, pode ser que o resultado não seja agradável.

Uma boa experiência com vários games é fundamental para você criar alguma coisa jogável e interessante. Dizemos isso, pois na maioria das vezes, as primeiras experiências com esse tipo de desenvolvimento vão ser baseadas nos jogos que os camaradas mais gostam. E daí vão partindo idéias mais originais, adaptando alguma coisa de um game, outra de outro, inventando os seus próprios e por ai vai.

 A pessoa pode ser ambiciosa, mas não pode esperar de jeito nenhum que na primeira vez vai fazer um jogo tipo “Super Labirinto 4D Maker 2000”. Ela tem que ter em mente as limitações da ferramenta que vai usar, ou se preferir fazer na mão mesmo, tem que conhecer as suas próprias limitações. 

Procure sempre visualizar seu projeto, antes de botar a mão na massa. Tente colocar sua idéia em uma folha de papel e fazer um trajeto para que tudo saia perfeito ou o melhor possível.

 Além do mais, fazer um bom jogo, sozinho, é um trabalho e tanto, e, como errar é humano (claro que alguns erram mais do que outros hehehe) e normal seu trabalho ter alguns bugs(Erros). Se você for extremamente solitário nesse mundo, você pode você mesmo jogar e ir anotando os bugs e erros de gramática ortografia e tal. Mas o mais legal é você fazer versões betas (para teste) e tentar distribuir, pois sempre tem pessoas com muita boa vontade por aí (você pode procurar em fóruns, site se blogs, etc). 

 Se você tiver medo de alguém copiar seu jogo antes mesmo de você terminar, só mande pra quem você tem confiança e claro, peça pra pessoa falar os erros e tal. É uma boa forma também de você ver como está à popularidade do seu projeto!

 A paciência é indispensável. Muita gente desiste de ótimos projetos. É comum ver isso. Para você não desistir e não se estressar com seu jogo, é preciso se divertir com isso e não achar que você tem que terminar ele rápido, ou tem que agradar alguém (a não ser que você esteja fazendo um jogo pra vender ou trabalha numa empresa de games, mas se esse for o caso, pra que você esta lendo isso aqui?). 

 Aliás, você pode acreditar: se você esta fazendo algo que te agrada o bastante pra você mesmo jogar e se divertir, com certeza outras pessoas vão se interessar. Basta você fazer seu trabalho bem feito e ser honesto com ele.

 Não acreditamos que um jogo para ser bom precisa ter efeitos espetaculares, e tal. Por isso o Site ‘Jogos em PowerPoint” além de criação de games trata de jogos antigos também. Claro que isso ajuda muito um jogo a fazer sucesso. 

 Entretanto, só isso não adianta nada. Podemos ver jogos com efeitos impressionantes, mas que você não agüenta jogar uma vez. E outros jogos com aqueles gráficos quadrados, sem animação, com som de PC speaker ou sem som nenhum, que você joga umas duzentas vezes. 

Uma boa história, um nível de dificuldade adequado (vamos tratar disso mais adiante), boa jogabilidade, são essenciais, além de um visual adequado. Assim, não se preocupe se você não tem competência para fazer alguma coisa complicada como os “gurus” fazem, pois pode-se fazer um joguinho muito legal no PowerPoint sem usar nenhum método especial.

Falando sobre gráficos e recursos, é bom manter um padrão também. Fica meio Estranho um jogo que mistura gráficos digitalizados, com uma cor que doi a vista por exemplo. Estabeleça um padrão legal e organize seus recursos de acordo com as necessidades. Não deixe seu jogo muito detonante (Sem objetivo) Todo jogo segue um estilo. Se o seu não tiver um mínimo disso, pode afastar qualquer um dele.

 A dificuldade do jogo é importante. Não faça nem uma coisa extremamente fácil, ou uma coisa extremamente difícil. Existe certo consenso que a dificuldade deve ser crescente durante o jogo. Mas isso não é regra. Você pode fazer um jogo onde a dificuldade varia. Algumas vezes é fácil outras vezes não. Achamos isso muito interessante. Também você deve recompensar os jogadores de acordo com o que eles têm que fazer no jogo. 

 Imaginem este jogo, o cavaleiro passa um tempão matando dragões, passando num monte de armadilha, resolvendo quebra-cabeças chatos, ficando com a Mao doendo de tanto jogar, e depois receber apenas uma faca ou um pedaço de pão em troca?

É imprescindível que você conheça as ferramentas que você pretende usar!

 3 – As Ferramentas
A enorme quantidade de ferramentas que uma pessoa dispõe para fazer um Jogo em PowerPoint hoje em dia, facilita e muito quem tem criatividade e os outros requisitos citados acima para fazer um jogo. Claro que você pode optar por fazer o seu game diretamente usando uma linguagem de programação bem difícil e tal. Mas nem todo mundo tem essa proficiência e mesmo se tiver, os resultados podem não ser animadores. 

Então vamos listar as mais famosas e poderosas ferramentas para fazer seu jogo em powerpoint, falando as capacidades e limitações de cada um, assim o desenvolvedor pode ter uma idéia geral, escolhendo a ferramenta mais adequada para fazer o jogo. Aos poucos vamos atualizando essa parte.

 3.1 – Microsoft Office PowerPoint Versões 2003, 2007, 2010, 2012

Talvez os mais famosos e fácies Offices do mundo. Ele tem várias versões, algumas traduzidas para o português inclusive. Como o nome já diz, você faz Pontos de Apresentações com ele. (Você pode tentar fazer outros tipos de jogos também, mas estude bastante para conseguir). Ele é um prato cheio para os jogadores mais antigos pois você pode produzir facilmente jogos  2D estilo Labirintos, raciocínio, lógica, corrida, perguntas, terror e etc. Dificilmente quem só gosta dos Jogos de Labinrinto como os atuais, cheio de recursos modernos vai ficar satisfeito com o Office, entretanto, qualquer um que tenha qualquer idéia boa pode mexer com o programa.

 Dizemos isso pois ele é muito fácil mesmo, ele já vem com dezenas de eventos pré-feitos, no qual você precisa apenas configurar alguma coisa ou outra, com uma interface simples. Também você monta os mapas passo a passo, só pega as partes que você quer e vai montando, sem dificuldade nenhuma.

Resumindo, o programa é o sonho de quem não sabe nada de programação e quer fazer seu jogo, já vem tudo prontinho pro usuário só configurar! Recomendamos esse Office para os novatos dos novatos por causa disso. 

 Também o suporte oferecido pelo Site “Jogo em Power PowerPoint” é excelente, você acha facilmente na net e em páginas especializadas como o do Site “Jogos em powerPoint”; “Fase7 games”; “tudo parajogos em powerpoint”, recursos, tutoriais, forums, dicas e também aonde divulgar seu jogo quando estiver pronto.

 Ah, falando sobre os recursos, é uma das coisas mais legais dos sites, pois você, facilmente, pode adaptar e importar sons, desenhos,  músicas de vários outros games, ou inventar os seus próprios.

 Falamos das vantagens para os novatos sem habilidades, mas se estes podem fazer joguinhos muito legais no powerpoint, imaginem os usuários avançados? Se você incrementar seu jogo você pode fazer coisas fantásticas! Existem até jogos de labirintos 3D para o PowerPoint e eu já vi um jogo de luta no PowerPoint! (claro, se você for comparar com jogo de luta mesmo, é uma porcaria, mas a capacidade do autor de um jogo desse feito no PowerPoint são invejáveis!). 

 Podemos concluir, também, que o “Jogosem PowerPoint” é um portal para quem não sabe nada e se acostumar com os Jogos, e tentar fazer jogos mais complexos.

 Cada uma das versões do PowerPoint tem suas limitações e vantagens sobre a versão mais velha. O PowerPoint 2003 pode ser uma boa plataforma, mas recomendamos versões mais avançadas pois com eles você pode fazer mais coisas.

 3.4 – Modelos de Jogos, e aperfeiçoamentos.
Não falaremos aqui exatamente de um Jogo em PowerPoint, mas sim o que podemos fazer com os próprios games, e transforma-los na nossa própria versão, tornando-o desde uma pequena adaptação, até praticamente uma conversão total, como um jogo novo!

 Desde jogos complexos, podemos notar uma tendência dos jogadores de deixarem os usuarios editarem pequenas partes do jogo, deixando códigos, criando jogos oficiais de edição e mais. Cada dia isso se torna mais comum e as pessoas estão cada vez mais talentosas e apresentando trabalhos bem feitos mesmo. Pode se achar na net sites inteiros dedicados a edição de um determinado jogo em PowerPoint, semelhantes a sites Profissionais! E fenomenal!

 Outro fato que chama a atenção, e que você pode fazer um jogo novo de estratégia se quiser, fazendo a partir de modelos de jogos ja feitos. Você pode criar ou baixar mapas, unidades, estruturas, infantarias, mudar gráficos, desde a apresentação até o estilo de cada missão, pode mudar o cursor, musicas, sons, vídeos, praticamente tudo no jogo! Um modelo seu pode ser totalmente diferete do original, como se fosse qualquer outro jogo, e executa e joga como se fosse outro jogo, e se quiser pode fazer de tal forma que quando você quiser rodar o jogo original também pode.

  Eu falei sobre esses dois pontos porque a maioria dos Jogos foram criadas por terceiros, ou não são oficiais,mais qualquer jogo que você for editãr Veja se o autor do jogo autoriza!

 Alguns outros jogos já vem com editores também. Como no caso de fazer jogos 3D e de estratégia não existem muitas ferramentas fáceis ou eficazes , eu recomendo dar uma estudada como editar games, podendo ser uma alternativa muito boa, porque os resultados são compensadores.

 Esperamos que esse nosso pequeno guia dê ao menos algumas direções para você que deseja usar sua criatividade para criar seu prprio jogo!



Aqui esta um Exemplo Pratico:

Como fazer um labirinto no PowerPoint  

Ja pensou em Um jogo feito no Microsoft Office PowerPoint. pois é, existe um até bem famoso que se parece com esses joguinhos, o "scary maze game", um jogo muito conhecido de terror, famoso pelo susto que ele dá!





De qualquer jeito, a ideia é chegar com o mouse até o final sem bater nos cantos da fase.
Este jogo pode ser feito no power point por causa da função "Ação", vou ensinar passo a passo:

1º passo: Criando um quadrado
Primeiro temos que criar um quadrado normal, escolha o jeito dele, ele vai servir como parede!
2º passo: Configuramos sua ação
Depois temos que configurar a ação do quadrado, nos power points mais novos tem um icone para isso, Veja em Inserir>Ação
3º passo: Continuação do 2º
clicamos em "selecionar sem o mouse, no menu em cima da pagina "configurar ação".
então vamos em "hiperlink para:" e selecione "ultimo slide", então clique "ok"
pronto, o quadrado esta pronto
 4º passo: Criando o botão para o próximo slide (fase no caso)
Este passo é igual aos anteriores, é só você trocar a cor do quadrado e em vez de selecionar "ultimo slide" no "hiperlink para:" você coloca "próximo slide".
 5º passo: Criando as fases
Depois é só você fazer suas fases copiando e alongando o quadrado da parede.
 6º passo: Fim
Nos dois últimos slides você deve fazer o seguinte:
-o penúltimo slide você deve fazer dizendo que o jogador ganhou.
- o ultimo que o jogador perdeu.

Dicas
-Clique em Apresentações de Slides>Configurar Apresentação de Slides e Marque a Opção "Apresentada em quiosque(tela inteira)", Esta opção anula passar de slide clicando com o mouse ou com o teclado.
-quando for fazer as fases, cuidado para que quando o jogador chegar ao fim não começar em cima da parede (posicione bem onde a seta deve está), 

Divirtam-se

Dicas

Seja paciente, fazer um bom jogo leva tempo e dedicação. Tire um tempo para pensar em uma trama interessante ou engraçada. Em um jogo assim, a trama é um fator chave para determinar se as pessoas irão jogar o jogo ou não, já que você terá as funcionalidades de um jogo programado. Se a trama for boa o bastante, as pessoas não irão se importar com as funcionalidades.

Quando terminar, vá até a parte inferior da tela do PowerPoint e pressione o botão que parece com uma tela. Pressione e jogue o jogo no modo de exibição de slides. ou pressione F5

Tente usar a Caixa de Ferramentas de Controle do PowerPoint para adicionar objetos como botões e caixas de texto, depois use alguns itens para adicionar algumas funcionalidades legais ao seu jogo.

Quando você terminar, compartilhe seu jogo com amigos e família. Eles irão se perguntar como você fez isso.

Esta é uma boa maneira de fazer o design de um jogo programado. Use este método para fazer o storyboard(História) do seu jogo, depois peça para amigos e familiares jogarem ele. Continue ou reprojete com base na resposta deles.


Você pode usar apenas o PowerPoint, ou use Tambem o OpenOffice Impress. Ele é basicamente apenas uma versão gratuita do PowerPoint. Você também pode criar hyperlinks, mas a melhor parte é que com o OpenOffice Impress você pode exportar o jogo para um arquivo SWF (um arquivo em Shockwave flash como a maioria dos jogos da internet) para que você possa colocá-lo online no seu site para que qualquer pessoa possa jogá-lo em seu navegador.

Adicione imagens, cores efeitos sonoros e até mesmo filmes para deixar o jogo atraente para o jogador.

Você pode criar um novo slide pressionando as teclas CTRL+M.


Avisos

Se você estiver usando o PowerPoint 2007, talvez você precise ver se ele está à prova de cliques.

Alguns gêneros de jogos podem ser ofensivos para determinadas pessoas, então tome cuidado.


    OK, agora vamos começar a construir o jogo.

 Apostila de Labirinto no PowerPoint

                 
  10 dicas para um bom Jogo no PowerPoint

3 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    Site ta funcionado ainda ?

Deixe seu Recado...

Contatos